quarta-feira, 15 de abril de 2009

Goiás Velho - Fogaréu ! parte 1

Nesse último feriado da Semana Santa (pré-Páscoa), eu e marido rumamos para o interior de Goiás, uma cidadezinha fofa chamada Goiás Velho, antiga capital do Goiás. Fomos atraídos como espectadores por uma manifestação religiosa chamada de Procissão do Fogaréu.
Aqui, posto um comentário/explicação sobre o fato: "Todos os anos, durante a primeira hora da véspera da Sexta-Feira da Paixão, alguns séculos de história percorrem as ruas da cidade de Goiás. E, até para um município que remonta ao passado em cada uma de suas esquinas e construções impecavelmente preservadas, o acontecimento é notável.
São 23h59 da chamada "Quarta-Feira de Trevas", e uma multidão se acotovela à
frente da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. A luz de 500 tochas, distribuídas
entre os presentes, duela com a da lua cheia. Daquele local, na próxima volta dos
ponteiros, partirá mais uma vez a procissão do Fogaréu."
Gente, eu tenho que deixar bem claro aqui, que com certeza, do alto da minha pequena vida até agora, esse foi sem dúvida um dos acontecimentos mais doidos e arrepiantes dos quais eu participei até hoje!! ahahah
É uma manifestação - medieval - popular que só acontece em 3 lugares do Mundo: Sevilha, Toledo, ambas na Espanha e em Goiás Velho - Brasil!
Curtam algumas das fotos, de um post gigante, que começa com a Procissão do Fogaréuzinho, das crianças, a tarde, bem, bem antes do espetáculo principal dos adultos!!!


Desenho no mural da escola infantil


Eu com cara de passada na companhia de um pimpolho.


Algumas crinanças já vestidas com a indumentária tradicional posando para fotos antes da procissão.


Preparativos antes da meia noite: Apagar a luz de toda a cidade, manualmente, uma por uma!


É disribuido para a multidão que assiste, tochas, que vão se acendendo uma a uma! Olha eu ali no meio!!!


De repente a banda começa a tocar os tambores. Totalmente arrepinate!!! Na sequência os soldados vulgarmente chamados de "Varre Cocos", vão descendo a ladeira e se infileirando!!!

Detalhe das tochas dos soldados sendo acesas! Pura emoção!!!


PS* Esse post tem continuação.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário